segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Instituto Diocesano de Estudos Pastorais em funcionamento na diocese de Bragança

Já está em pleno funcionamento o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP), escola teológica da diocese de Bragança-Miranda. Um sonho antigo que o bispo D. José Cordeiro impulsionou com o objetivo de "aprofundar a fé a partir da ciência teológica, da pastoral, da espiritualidade, de todas as dimensões que contemplam a vida de uma Igreja".
O IDEP esteve inativo cerca de uma década e ressurge agora pela mão de D. José Cordeiro como uma "janela de esperança na evangelização do Nordeste Transmontano", para que os leigos "tomem cada vez mais consciência do seu lugar e da sua missão" na Igreja.

A oferta formativa é de três anos, com a possibilidade de inscrição "ad hoc" em diferentes disciplinas.
As aulas decorrem duas vezes por semana, numa sala do Paço Episcopal, em Bragança, e compreende, neste primeiro semestre, a seguinte estrutura curricular: Introdução à Liturgia; História da Igreja e da Diocese; Revelação e Fé; Pastoral; e Introdução à Sagrada Escritura.
O primeiro ano, com aproveitamento, capacita para os serviços de Leitores e Salmistas. O segundo ano para os serviços e ministérios de Ministros Extraordinários da Comunhão, Acólitos, Catequistas e professores de Educação Moral, Religiosa e Católica (EMRC). No terceiro ano, o curso dá a qualificação para o exercício de Ministros da Palavra e Diáconos Permanentes, num ano que integra, também, os seminaristas do 6ºano pastoral.
A direção do IDEP, a cargo do Pe. José Carlos Martins, está já a trabalhar parcerias e filiações com outras instituições académicas para a certificação da formação.



Sem comentários:

Enviar um comentário