terça-feira, 6 de novembro de 2012

Revelação e Fé: termos e conceitos


Razão: define o ser humano. Permite chegar a conclusões a partir de premissas. Os filósofos racionalistas opõem a razão à imaginação. Conhecimento humano que reflecte os problemas do Homem, do Universo e de Deus, prescindindo da Revelação e da Fé. É aquilo que o espírito humano “sozinho”, isto é, sem a ajuda da Revelação, pode alcançar.

Religião: conjunto de crenças e convicções referidas a Deus ou “deuses” e forças superiores ao Homem, partilhadas por uma comunidade humana e ligadas a práticas, ritos e tradições.

Moral: conjunto de normas e sistema de valores, implica prática ética.

Revelação: consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como filhos adoptivos no Seu único Filho, Jesus Cristo. A revelação é plenamente realizada e completada em Jesus Cristo.

Fé: é uma atitude humana de confiança, de entrega, de afectividade, é uma maneira de viver para além do conhecimento intelectual.

Bíblia: Livro Sagrado composto pelo Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento é a sua primeira parte e trata da relação de Deus com o povo israelita. O Novo Testamento foi escrito após a morte de Jesus Cristo, narra a vida Dele e o desenvolvimento da nova comunidade por Ele fundada.

Tradição: para os católicos, a Palavra de Deus está contida não só nas Escrituras, mas também nos ensinamentos de Jesus Cristo e dos Apóstolos, ensinamentos que a comunidade cristã tem transmitido oralmente, de geração em geração e na vida da própria comunidade.

Mistério: Trinitário (Pai, Filho e Espírito Santo); Cristológico (nascimento, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo).

Sem comentários:

Enviar um comentário