sábado, 9 de fevereiro de 2013

Introdução à Sagrada Escritura: A unidade da Bíblia

Na aula de hoje o prof. DrºBernardino Henriques falou da unidade da Bíblia e de como o Antigo Testamento se repete no Novo Testamento. Marcou-me, particularmente, algumas passagens lidas e refletidas que partilho aqui convosco:

Sl 22, 1-2.8-10 A Paixão do Justo
"Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste, rejeitando o meu lamento, o meu grito de socorro?(...) Todos os que me vêem escarnecem de mim; estendem os lábios e abanam a cabeça. Confiou no SENHOR, Ele que o livre, Ele que o salve, já que é seu amigo"

Importa ler os Evangelhos de Marcos e analisar o paralelismo para perceber como Deus foi modelando o seu povo e o encaminhando.

No livro "No limiar da Bíblia", da autoria do DrºBernardino Henriques, encontramos um apontamento inédito, gentilmente cedido pelo autor, que demonstra como todos os livros da Bíblia apontam para uma realidade única e irrepetível, histórica e escatológica, Jesus Cristo. A Bíblia como História da Salvação Humana apresenta-nos duas vertentes - a humana, resumida nos três primeiros capítulos do livro Génesis; e a divina - contida nos dois últimos capítulos do Apocalipse. Ou seja, há como que um iniciar e encerrar coma  mesma ideia, num todo harmonioso cujo paralelismo põe em relevo a vida, a presença de Deus e a alegria.

Vale a pena ler todo o livro e refletir bem a "maravilhosa inclusão" da qual vos deixo um pequeno excerto:

Gn 2, 1-4: "Foram assim terminados os céus e a terra e todo o seu conjunto"
Ap 21, 1: "Vi, então, um novo céu e uma nova terra; pois o primeiro céu e a primeira terra haviam desaparecido"

Sem comentários:

Enviar um comentário