segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Exame História da Igreja

Questões em estudo para o exame de História da Igreja:


[O exame de História da Igreja constará de duas partes, a primeira com duas perguntas para responder de forma sucinta, a segunda com uma pergunta para responder de forma desenvolvida. As questões serão escolhidas a partir das que se seguem]



I Grupo


- Como resumiria a Carta de Plínio, o Jovem?

- Em que contexto histórico foi escrita a Carta a Diogneto?

- Como definiria, na alta Idade Média, o serviço dos mosteiros à cultura?

- De que forma Gregório VII encarou a questão das investiduras?

- O que entende por Cisma do Ocidente?

- Como se perpetrou o diálogo fé/razão aquando da Revolução Francesa?

- Situe a encíclica Rerum Novarum face à Doutrina Social da Igreja?



II Grupo

- «A história da Igreja não se esgota, de maneira nenhuma, na história das suas instituições, mas compreende a ebulição permanente da ação carismática do Espírito, que inspira os discípulos de Jesus, quando quer, onde quer e a quem quer, para utilidade de toda a comunidade cristã».
(Pio XII, Discurso no Congresso de História, 1954)

O carácter teândrico da Igreja manifesta-se, muito concretamente, ao longo da sua história. A santidade de muitos mostra como a Igreja nasce e renasce da ação permanente do Espírito Santo. Considerando os diferentes capítulos da história da Igreja, desenvolva este tema.


- Ao longo dos séculos, a Igreja conheceu diferentes formas de relacionamento com o poder temporal. Se o cesaropapismo e o regalismo são conceitos incontornáveis nesta temática, Gregório VII e Inocêncio III são marcos de referência obrigatória. Desenvolva este assunto.


- «Evangelizar constitui a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição».
(Paulo VI, Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 1975)

Evangelizar é, de facto, a vocação da Igreja, por isso o seu rosto missionário vai assumindo traços distintos ao longo dos tempos. Ilustre este excerto de Paulo VI a partir dos dados que a história da Igreja lhe fornece.

Sem comentários:

Enviar um comentário