segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Entrega dos primeiros diplomas do IDEP - um ciclo que se encerra, um novo horizonte que se abre

Abertura da Sessão Solene pelo Diretor do IDEP



 A sessão solene de abertura do novo ano letivo do IDEP, realizada no passado dia 23 de outubro, contou com a entrega dos primeiros diplomas de conclusão do Curso Básico de Teologia. Trata-se de um momento de grande significado para esta escola de formação permanente que, nas palavras do seu diretor, Pe. José Carlos Martins, procura responder às exigências da pastoral diocesana, proporcionando uma formação "séria e proveitosa", sobretudo aos agentes da pastoral apresentados ou propostos pelos respetivos Párocos, ou dirigentes dos Serviços Diocesanos.
O Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, orador nesta sessão solene, apontou o IDEP como uma evidência do dinamismo da Igreja da Diocese de Bragança-Miranda, uma realidade que contrasta com a de outras dioceses do país, pese as dificuldades colocadas por fatores como o despovoamento e o envelhecimento da população.

Ao longo dos últimos três anos, os dezasseis alunos que agora terminam este ciclo de estudos frequentaram trinta disciplinas, distribuídas por seis semestres, versadas em temáticas como Pastoral,  Direito, Liturgia, Sacramentos, Música ou Sagrada Escritura, encontrando aqui um espaço privilegiado de formação, reflexão e crescimento pessoal, visando uma atuação mais consciente e amadurecida dos leigos junto da comunidade.
 
Diplomas dos alunos finalistas
A conclusão deste primeiro ciclo de estudos não representa, porém, o término da ação do IDEP. Pelo contrário.
Presentemente, encontram-se em formação  cerca de vinte alunos que, às sextas à noite e sábados de manhã, provindos de diversas localidades da nossa Diocese, marcam presença nas aulas ministradas no Salão da Casa Episcopal.
Entretanto, reforçou-se o desafio da descentralização da formação, com a experiência  de realização no ano letivo transato de um curso de Doutrina Social da Igreja, na cidade de Mirandela.
Continua a ser premente reforçar nas diversas Unidades Pastorais a participação informada e solidária dos agentes pastorais e dos fieis leigos em geral.
 
Chegar a mais pessoas, responder cada vez mais e melhor às necessidades pastorais da Diocese de Bragança-Miranda é um horizonte que se abre ao IDEP. 
 
 
Fotos: Comunicações Sociais da Diocese Bragança-Miranda.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário