segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Alunos do IDEP visitaram Exposição "Vocacionados à Santidade"

A aula de História da Igreja e da Diocese do passado sábado revestiu-se de uma dinâmica diferente.
Durante 45 minutos, o salão da Casa Episcopal, habitual sala de aulas do IDEP, foi substituído pelo Museu do Abade de Baçal, local onde se encontra patente a exposição "Vocacionados à Santidade".
Esta exposição temporária é resultado da parceria estabelecida entre o Museu e a Diocese de Bragança-Miranda e enquadra-se no Ano Pastoral da Santidade que nos encontramos a celebrar na nossa Diocese.

 

A exposição "Vocacionados à Santidade" integra peças de estatuária, ourivesaria sacra, paramentaria, entre outras, provindas de várias paróquias da Unidade Pastoral Senhora da Serra, Arciprestado de Bragança.
Ao longo das três secções que constituem a exposição - Domus Salutis (Casa da Salvação), Múnus Santificandi (Ministério Santificador) e Perfectae Caritatis (Caridade Perfeita), os visitantes são convidados a percorrer, iconograficamente, o caminho da Santidade, aproximando-se da conceção que D. José Cordeiro nos apresenta na sua Carta Pastoral "Peregrinos na Santidade": a Santidade é um caminho e não um estado.


Nesta visita, os alunos do IDEP contaram com preciosa orientação do docente da disciplina de História da Igreja, Rev. Pe. José Luís Pombal, pároco da Unidade Pastoral Senhora da Serra e responsável pela organização da exposição, que fez desta, um momento verdadeiramente catequético.

Sem comentários:

Enviar um comentário