segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ano letivo 2015/16 formalmente aberto em sessão solene

No passado dia 23 de outubro foi assinalado o início oficial da atividade letiva do IDEP para este ano 2015/16. Numa sessão solene que decorreu no Auditório Paulo Quintela, foram muitos os que marcaram presença para assistir à Oração de Sapiência proferida pelo Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa intitulada "João Paulo II e a Misericórdia". Esta cerimónia pública ficou ainda marcada pela entrega dos diplomas de conclusão do Curso Básico de Teologia a dezasseis alunos finalistas do IDEP .


Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa proferindo a oração de sapiência
 
Foi perante um auditório repleto que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, ladeado pela imagem de S. João Paulo II, apresentou a sua Oração de Sapiência versada sobre a Misericórdia no pensamento e na ação deste Papa e Santo da Igreja. Para tal, foi tomada como ponto fundamental da sua análise a Carta Encíclica "Dives in Misericordia", sobre a Misericórdia Divina (1980), que viria a constituir o mote para o seu pontificado, tão rico em palavras e gestos concretos de abertura ao mundo, de compaixão, de misericórdia.
Um dos aspetos sublinhados pelo insigne orador prendeu-se com a atualidade das preocupações que emanam deste documento, vinte e cinco anos após a sua redação, nomeadamente no que respeita à dignidade humana, hoje colocada em causa por realidades cada vez mais complexas e para as quais a Europa, envelhecida e esquecida dos valores cristãos que a fundaram e sustiveram, tem dificuldades em responder.
 
Perspetiva do Auditório Paulo Quintela
 
Neste ano Santo da Misericórdia, pela mão do Papa Francisco, um "Papa na linha de João Paulo II" como afirmou o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, os cristãos são interpelados a recolocar no centro do seu agir a Misericórdia de Deus e tomá-la como resposta às inquietações hodiernas, contrariando o relativismo e a indiferença.

Fotos: Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário