segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aula do IDEP no Museu

Antes da pausa letiva do Natal, a aula da disciplina de Catecismo da Igreja Católica decorreu no Museu do Abade de Baçal.

 
No passado sábado, a aula de Catecismo da Igreja Católica teve uma dinâmica especial. A partir da exposição temporária "O Corpo e a Glória", patente no Museu do Abade de Baçal, o Sr. Pe. José Luís Pombal guiou-nos através um percurso iconográfico mariano em que a representação dos acontecimentos significantes da vida da Mãe de Jesus Cristo nos transporta para a Glória alcançada através do seu Filho, a Glória esperada por todos os cristãos.
O Prof. José Carlos Miranda, no texto introdutório que integra o catálogo da exposição, refere:
"para quem contemple a Incarnação do Verbo, Palavra criadora e Pessoa da Trindade Divina, o Corpo humano torna-se Corpo de Cristo e o Corpo de Cristo é Corpo de Deus. (...) Maria é o Corpo humano em 'quem' se dá a Incarnação" (pág. 8).
A Anunciação, a Incarnação, a Natividade são alguns dos eventos da história salvífica iconografados, patentes nesta exposição.

Aula de Catecismo da Igreja Católica
 
Encontrando-se a nossa Diocese a viver o Ano da Bíblia, foi destacada a pintura "Virgem a ler", proveniente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Torre de Moncorvo. Nela encontramos a Virgem Maria em atitude de leitura contemplativa, uma representação que ganha um significado particular neste ano pastoral em que somos desafiados a ler e a viver da Palavra.
 
Virgem a ler - Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

Sem comentários:

Enviar um comentário