domingo, 7 de dezembro de 2014

Alunos do IDEP participaram em Retiro Aberto

Os alunos do IDEP marcaram presença no Encontro, Retiro e Formação realizado no passado dia 6 de dezembro na Cripta da Catedral.

 
Sob o título "Chamados por Jesus para ser seus discípulos e enviados - Uma leitura, com chave discipular, do Evangelho de S. Marcos", o Pe. Santiago Guijarro, Professor catedrático da Universidade Pontifícia de Salamanca, convidou-nos a (re)visitar o Evangelho de S. Marcos, lançando um olhar mais atento sobre personagens cujas vidas se entrecruzaram com a vida de Jesus e que, pese a sua condição de discípulos, em diferentes momentos apresentaram respostas diversas perante a Sua manifestação messiânica.
Através das três reflexões apresentadas ao longo do dia, foi-nos possível perceber como do relato de S. Marcos emergem discípulos profundamente humanizados que experimentam dúvidas, vacilam, hesitam, que se afastam; constatar que, ontem como hoje, ser discípulo e enviado é um processo dinâmico que exige uma permanente transformação em ordem a uma verdadeira adesão a Jesus Cristo a partir do interior.

No âmbito do seu trabalho académico e científico, o Pe. Santiago Guijarro integra um grupo de invetigação sobre as origens do Cristianismo. A visita ao site deste grupo é vivamente recomendada: Orígenes del Cristianismo - Grupo de Investigación.



Sem comentários:

Enviar um comentário