sábado, 15 de novembro de 2014

Na aula de... LITURGIA DOS SACRAMENTOS

Neste terceiro ano letivo do IDEP prosseguimos a caminhada de descoberta e aprofundamento do significado e da centralidade da Liturgia na vida da Igreja e da Liturgia da Igreja na vida cristã.


Na disciplina de Liturgia dos Sacramentos, lecionada pelo Rev.mo D. José Cordeiro com a colaboração do Rev. Pe. Manuel Rodrigues, procuramos compreender a inter-relação da Liturgia e dos Sacramentos.
Tomando como fontes primordiais os próprios Rituais e Pontificais dos Sacramentos, o Catecismo da Igreja Católica e a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, temos a oportunidade de buscar o âmago desta relação íntima entre a Liturgia e os Sacramentos - a Liturgia como o lugar dos Sacramentos, os Sacramentos como fundamento da Liturgia.

Sintetiza D. José Cordeiro no seu livro "Corações ao Alto - Introdução à Liturgia da Igreja":
"Os sacramentos têm a função de santificar, de edificar a Igreja e têm um alcance litúrgico, como atos de culto. Como sinais têm a função de instruir no mistério da fé. A Liturgia é, portanto, o lugar dos sacramentos e a sua celebração funciona como pedagogia da fé e da experiência cristã" (p. 67).

Foto: Diocese de Bragança-Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário