terça-feira, 25 de novembro de 2014

Importância do Ministério do Salmista na celebração eucarística

O ministério de cantar como salmista é um dos mais importantes que os leigos podem realizar na celebração da Eucaristia.

 

Ao salmista compete proferir o salmo ou o canto bíblico que vem entre as leituras. Para o conveniente desempenho da sua função, deverá «ser competente na arte de salmodiar», isto é, no modo de cantar ou recitar os Salmos e ter uma «pronúncia correta e dicção perfeita» (Introdução ao Missal Romano, 102).
As estrofes dos Salmos deverão ser entoadas pelo salmista de modo a que a comunidade possa meditar a Palavra de Deus que é proferida.
O salmista canta a partir de dentro, procurando acolher em si o «sentimento do salmo», para que este ecoe nos outros.
Durante séculos, o Salmo Responsorial foi substituído pelo «gradual» ou pelo «tracto» que requeriam cantores muito especializados e se realizavam sem a participação da comunidade. Tal deveu-se à crescente importância dada à música em detrimento do texto do salmo.
Na última reforma o Salmo Responsorial foi recuperado e o novo Leccionário aponta-lhe a finalidade de «dar à celebração um acento de serenidade contemplativa: o salmo prolonga poeticamente e ajuda a comunidade a interiorizar a mensagem da primeira leitura bíblica. Por isso, deve ser dito 'da maneira mais adequada à meditação da Palavra de Deus' (OLM 22).» (Fonte: Dicionário Elementar de Liturgia).


Gradual, Museu do Abade de Baçal - Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário