sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Introdução à Sagrada Escritura - Apontamentos (resumo)

Percurso histórico da Bíblia na Igreja - Do período apostólico ao Concílio de Trento

O percurso histórico da Bíblia ao longo da História da Igreja foi algo atribulado. A Bíblia acompanhou a Igreja logo nos seus primeiros tempos. Após a morte de Jesus, os discípulos liam e meditavam o Antigo Testamento, faziam-no juntamente com os outros judeus nas sinagogas. No entanto, quando descobriram no Ressuscitado o próprio Senhor do Universo, o Filho de Deus feito homem para redimir o mundo, inspirados pelo Espírito Santo, tal como Jesus prometera antes da sua Paixão, começaram a escrever todo o acervo de doutrina que tinham ouvido ao Mestre de Nazaré, a quem tinham acompanhado durante três anos de vida pública.
Surge um dilema junto dos primeiros cristãos: deviam continuar a ler a Torá, os Profetas, os Escritos e os Salmos, ou os escritos dos Apóstolos? Deviam seguir Moisés ou Jesus?.
Seguindo a doutrina de S. Paulo, que via na Igreja o Novo Israel, optaram por aceitar os dois Testamentos, até porque os padres apostólicos concluíram que o Antigo Testamento era profecia do Novo Testamento e este o pleno cumprimento do primeiro..
Num intenso trabalho de seletividade, foi-se clarificando o conjunto de livros que a Igreja deveria aceitar como inspirados, ou seja, aqueles que entroncando na doutrina de algum apóstolo, eram lidos e explicados nas assembleias dominicais ou citados pelos homens santos que estavam à frente das diversas igrejas, do Ocidente a Oriente, como S. Justino, S. Irineu de Lyon, S. Clemente de Alexandria, Tertuliano de Cartago, Orígenes, S. João Crisóstomo, S. Jerónimo e S. Agostinho.
Até ao século XIII, a Bíblia foi incessantemente objeto de leitura e de meditação, não se pondo em causa a língua em que ela estivesse traduzida. Só a partir desse século, com o aparecimento de pessoas que se julgavam iluminadas é que a Igreja decidiu intervir, condenando albigenses, cátaros e valdenses, Wiclef e Huss, e proibindo traduções.

Sem comentários:

Enviar um comentário