sábado, 9 de novembro de 2013

III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos

Sínodo: Inquérito é prática habitual com «questões inéditas», diz D. Jorge Ortiga

Arcebispo de Braga comenta preparação para assembleia extraordinária de 2014, dedicada à família

 

 In Agência Ecclesia, 2013-11-07

 
 
 
Braga, 07 nov 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse hoje que o documento preparatório do Sínodo dos Bispos é uma prática habitual e que a sua novidade está em “algumas questões inéditas” que apresenta.
“Se alguns falam de inquérito, de estatística, de uma maneira inédita de agir por parte da Santa Sé apenas direi que algumas questões são talvez inéditas, que são abordadas pela primeira vez e é ai que poderei encontrar e descobrir alguma novidade”, declarou D. Jorge Ortiga à Agência ECCLESIA.
O arcebispo de Braga explicou que Secretaria Geral do Sínodo, “como sempre”, colocou no documento um conjunto de questões e problemas que “convidam as Igrejas particulares a responder” consultando “sacerdotes, os leigos mais empenhados e comprometidos e, porque a temática é sobre a família, também as procurar ouvir”.
Segundo D. Jorge Ortiga “a metodologia é porventura diferente”, mas a característica fundamental de um sínodo é envolver o maior número possível de pessoas.
“O Papa quer que a Igreja caminhe junta neste discernimento do melhor caminho para a pastoral em geral e nomeadamente na pastoral da família”, observa.
Na Arquidiocese de Braga, o prelado adianta que já abordaram esta consulta no Conselho Presbiteral, que ainda a vão abordar no Conselho Pastoral e que também vão “procurar distribuir pelos movimentos para que possam pronunciar-se sobre as 38 questões”.
O texto preparatório adianta que o Sínodo dos Bispos sobre a família – ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização’ - vai ter duas etapas: a primeira, a Assembleia Geral Extraordinária de 2014 e a Assembleia Geral Ordinária de 2015.
PR/CB/OC
 

Documento Preparatório - Os Desafios Pastorais sobre a Família no contexto da Nova Evangelização

Sem comentários:

Enviar um comentário